Igreja Evangélica Cristã Renovada-Ministério Feminino Guerreiras de Cristo

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4 : 10)

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Aqui você poderá ler artigos e estudos da Palavra com a finalidade de edificar o seu conhecimento cristão.


A paz de Cristo esteja com vocês!

Hérica Macêdo Andrade

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sete dicas para falar com seus vizinhos sobre Jesus

   Nós nos encontramos no elevador de nosso condomínio. Em vez de olhar para o chão e evitar fazer contato com os olhos eu disse oi e me apresentei. Eu perguntei para ele algumas perguntas que não fossem estranhas, perguntas básicas. Há quanto tempo você mora aqui? Você já conheceu alguma pessoa legal?
Na semana seguinte, eu o vi no hall da entrada e começamos uma discussão mais longa envolvendo os Marinheiros de Seattle e suas perspectivas de final de ano. Eu verifiquei para ver se ele estava disposto a conversar mais, “se você quiser assistir um jogo no Sport, [um pub em Seattle] me avise.” Ele aceitou, descobrimos uma boa data e horário e em algumas semanas nós estávamos assistindo a um jogo juntos.
Quebrando o estereótipo de idiota julgador¹
Não demorou muito para ele descobrir que eu era Cristão, ia à igreja e amava Jesus. Ele disse para mim, “nossa, meu estereótipos de Cristãos foi destruído. Você é normal. Você gosta de uma boa comida e bebida, você ama sua cidade e você não se comporta como um idiota julgador.” Eu logo o convidei para a igreja, onde ele ouviu o evangelho sendo pregado poderosamente. Ele se tornou Cristão e se envolveu em grupos da igreja, graças à Deus.
Por qualquer motivo, é fácil para os cristãos amedrontar-se e ficarem estranhos quando falam sobre sua fé no dia-a-dia. Aqui vai algumas dicas para fazer pontes para essas inibições e continuar a conversa:
1. Encontre um caminho que leve a Jesus.
No decorrer da conversar, pense em como Jesus se relaciona com a discussão, porque Jesus intersecta e toca em tudo na nossa cultura: esportes, música, arte, política. Procure por pontes para introduzir Jesus na conversa. Deve ser tão casualmente e apaixonadamente como quando você fala sobre qualquer outra coisa.

2  Não seja estranho e embaraçoso.
”Então… agora eu gostaria de falar com você sobre Jesus.” Se de repente você coloca seu chapéu “Jesus” e você está falando com ele como se ele fosse um projeto e não um amigo, você está entrando de forma desajeitada em um território. Agora, haverá momentos que será estranho porque falar de Jesus e pecado pode ser assim, mas não deixe ser porque você é socialmente estranho.

3. Seja cativante.
Incluído nessa palavra [cativante, em inglês: winsome] está a palavra “win” [ganhar]. Seja um amigo “ganhador” e a que a conversa possa ser atraente, amigável e gentil. Para saber mais sobre ser cativante, confira O Conquistador de Almas de Charles Spurgeon [disponível para compra aqui].
4. Seja oposto aos estereótipos e caricaturas cristãs.
Muitas pessoas urbanas e seculares tem uma visão particular caticaturizada de Cristãos, que não é muito lisonjeiro (julgador, duro, “a polícia da moralidade”), embora muitos não tenham nenhum amigo cristão. Seja gracioso e fale com eles, sirva e ame-os.

5. Tenha uma casa aberta
Quando minha esposa e eu nos mudamos para um novo apartamento nós oferecemos uma casa aberta para toda vizinhança e surpreendemos com boa comida e vinho. Dezenas de nossos vizinhos vieram e isso foi a fundação para conversas futuras centradas no evangelho.
6.  Seja honesto sobre suas lutas e fracassos.
Todos nós estamos aquém. Todos nós lutamos e falhamos. O crédito tem que ser dado a Jesus em sua vida. Muitos não-cristãos não querem falar com Cristãos pois irão se sentir culpados sobre seus próprios problemas.

7. Ações também comunicam.
Sirva seus vizinhos. Sirva sua vizinhança. Procure por oportunidades sem ser um chamariz de atenção. Seus vizinhos estão observando você e assim como Tiago disse, fé sem obras é morta.

Fonte: The Resurgence/ ameacristo.com
Tradução: William Bessa

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nomes de Deus



Trinta bons nomes pelos quais você pode chamar seu Deus

1. Aquele que Sara (Sl 103: 3)
2. Redentor (Is 59:20)
3. Libertador (Sl 70:5)
4. Minha fortaleza (Sl 43:2)
5. Refúgio (Jl 3:16)
6. Amigo (Jo 15:15)
7. Advogado (1 Jo 2:1)
8. Refrigério (Sl 23:3)
9. Pai da Eternidade (Is 9:6)
10. Amor (1 Jo 4:16)
11. Mediador (1 Tm 2:5,6)
12. Minha cidadela (Sl 18:2)
13. Páo da Vida (Jo 6:35)
14. Esconderijo (Sl 32:7)
15. Luz Perpétua (Is 60:20)
16. Torre Forte (Pv 18:10)
17. Redil (Jr 50:6)
18. Espírito da Verdade (Jo 16:13)
19. Refúgio contra a Tempestade (Is 25:4)
20. Vida Eterna (1 Jo 5:20)
21. Senhor que Provê (Gn 22:14)
22. Senhor da Paz (2 Ts 3:16)
23. Água Viva (Jo 4:10)
24. Meu escudo (Sl 144:2)
25. Marido (Is 54:5)
26. Auxílio (Hb 13:6)
27. Maravilhoso Conselheiro (Is 9:6)
28. O Senhor que Te Sara (Êx 15:26)
29. Esperança (Sl 71:5)
30. Deus de Consolação (Rm 15:5)

Sugiro que toda vez que você deparar com outro nome para Deus na Bíblia, sublinhe, anote na margem ou acrescente a uma lista. Isso a fará lembrar de quem Deus deseja ser para você. Ao ler a lista acima, convide Deus a ser cada um desses nomes para você de uma forma nova, real e transformadora.
Na lista acima incluí apenas trinta nomes de Deus, mas há cente­nas em sua Palavra. Apesar de ser um só Deus, ele tem tantas dimen­sões que, a fim de sermos capazes de compreender todas elas, deu a si mesmo muitos nomes diferentes. É a única maneira de nós, que so­mos tão pequenas, conseguirmos começar a entender a Deus que é tão grande.

No entanto, a mesma palavra - "Deus" —, quando proferida em amor por alguém que o reverencia, tem em si grande poder. Poder de salvar, curar, prover, proteger e muito mais. Usá-la de modo profano impede que justamente essas coisas venham a fluir em nossa vida. Também há grande poder em cada um dos nomes de Deus, e quan­do ditos com fé, amor, entendimento e reverência, trazem uma bên­ção e aumentam sua fé.

Por exemplo, o nome de Deus é sempre um refúgio seguro quan­do se precisa de socorro. "Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro" (Pv 18: 10). Se você está doente, corra para o Médico dos Médicos. Se não tem como pagar suas contas, corra para seu Senhor que Provê. Se você está com medo, corra para seu Refugio. Se você está passando por uma fase de escuridão, corra para sua Luz Perpétua. Ao dizer o nome dele com reverência e agra­decimento, você o convida a ser aquela designação para você. Muitas vezes, há tanta coisa que não temos em nossa vida simplesmente porque não reconhecemos Deus como a resposta para aquela neces­sidade.

Lembre-se, você não está sozinha! Deus é contigo!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Devocional: Responder antes de ouvir



"Responder antes de ouvir é estupidez e vergonha." Provérbios 18:13

As palavras podem produzir vida ou morte ao nosso redor. O Rei Salomão compreendia o poder das palavras, ele mesmo pediu dentre todos os tesouros da terra, que Deus lhe desse a sabedoria. Todos aqueles que encontravam com Salomão ouviam palavras de consolo, de incentivo e de estimulo. Através de suas palavras aprendemos que não devemos responder antes de ouvir, sem conhecer todos os detalhes da situação. Precisamos ponderar, refletir e aí sim responder! "A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento." (Sl 49.3), é isso que agrada a Deus! Lembre-se, se o que você vai dizer não é edificante então não fale nada! Melhor o silêncio que a estupidez de palavras destruidoras.

Oração: Pai querido, ajuda-me a refrear a minha língua, ensina-me usar a boca com sabedoria. Quero que as minhas palavras sejam edificantes na vida das pessoas ao meu redor. Perdoa pelas vezes que falei aquilo que não deveria. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dia de faxina



“No passado, todas essas coisas valiam muito para mim: mas, agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor... joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele”  Fp 3.7s.
Quando mudamos de um lugar para outro temos um grande benefício, fazemos uma faxina ou limpeza geral de muitas coisas que julgamos uteis e que com o passar do tempo perderam o valor, já não valem nada.  Quem não fica aliviado em fazer a faxina.
O apóstolo Paulo usa este exemplo para ilustrar que Cristo é a prioridade absoluta na sua vida.    Refere-se aos seus valores anteriores, antes de conhecer a Cristo. Não devemos entender que devemos desprezar os ganhos sociais, profissionais, econômicos, intelectuais...   Em outra oportunidade Paulo recomenda: “reter o que é bom” e diz mais “ouvimos dizer que  há, entre vós, pessoas que vivem como os preguiçosos...  em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos com insistência a essas pessoas que VIVAM DE UM MODO CORRETO e que trabalhem para se sustentar”  2Ts.3.11s.  Viva a diferença, depois da conversão  temos novos valores ou novas prioridades.   Tudo que temos deve ser canalizado para GLÓRIA DE DEUS.
2012 já começou... ainda é tempo de uma boa faxina...eliminar tudo que  está impedindo você de glorificar a Deus, de andar na obediência a mensagem da Palavra de Deus(Bíblia), de praticar os ensinos de Cristo, de evangelizar mais, de amar mais, de ver melhor as obras da natureza e desfrutar delas, de participar mais da Igreja que só será perfeita no céu...., de orar mais, de cooperar uns com os outros ou caminharmos juntos  sendo o povo que Deus quer que sejamos. (At 2.32). O grande desafio é fazer a faxina nas nossas muitas atividades, correrias, eventos, reuniões,   compromissos sociais,viagens, passeios, conflitos...  classifiquemos numa ordem de prioridades, colocando Jesus Cristo em “ primeiro lugar, a sua justiça  porque as demais coisas serão acrescentadas”.
Nossa Igreja passa por várias mudanças e nesta transição temos grandes desafios... vamos juntos fazer a faxina dos entulhos que impedem maior crescimento espiritual e juntos buscarmos  cooperar para que  nossa Igreja continue firme no seu testemunho, sendo uma IGREJA CINCO ESTRELAS:
  1. 1) FIEL A CRISTO;
  2. 2) FIRMEZA NA PALAVRA;
  3. 3) PERSEVERANTE NA EVANGELIZAÇÃO;
  4. 4) FORTES NA COMUNHÃO E NA ORAÇÃO;
5) CONVICTOS DA VOLTA DE CRISTO.
Não sejamos negligentes com a nossa grande missão. Recebamos o novo ano com gratidão a Deus, e juntos, com as novas prioridades de nossas vidas e da igreja, vamos todos glorificar a Deus.
No dizer do Apóstolo Paulo, no passado algumas coisas tinham muito valor, mas  agora que servimos a Cristo, temos novas prioridades.

adaptado de: www.ipb.org.br

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

É Tempo de Fazer Um Novo Começo!

Já estamos em 2012. Sempre nos questionamos de algo que não conseguimos realizar no ano que passou. Estava meditando ontem um texto muito edificante no site da Joyce Meyer, com o título..

É Tempo de Fazer Um Novo Começo!

Eu creio que todos nós precisamos regularmente encontrar situações para recomeçar, em diferentes áreas de nossas vidas. São nestes lugares que precisamos desenhar uma linha nos separando de tudo o que nos faz lembrar do passado e começar de novo com uma nova visão, baseada na verdade que é a Palavra de Deus.

Em ordem para se fazer um novo começo, nós precisamos estar dispostos a deixar para trás o que é mentira e deixar de lado mentiras que virão. Eu creio que isto inclui em fazer um novo começo a maneira de como nos vemos, como pensamos que Deus nos vê, e o que vemos sobre nós no futuro. Se começar mos a enxergar da maneira que Deus nos vê e ter uma boa imagem das coisas que Ele deseja trazer dentro e através de nossas vidas, a visão que temos sobre a vida começa a ter uma nova perspectiva.

Como Você Se Vê?

Nossa auto-imagem — como nos vemos — é muito importante. É o retrato que levamos na nossa mente e no coração. Isto é tão real como as fotos de nossos filhos que muitos de nós levamos na carteira, mas tem um efeito muito mais forte em nós. Muitos anos atrás, eu tinha uma imagem miserável de mim. Eu sentia frequentemente que eu era uma fracassada, detestável e não tão boa quanto às outras pessoas. Muitas vezes eu saia pensando que Deus não estava satisfeito comigo e que eu nunca superaria o meu passado. Porque eu me via de uma maneira errada, nunca pedi pelo que era legitimamente meu através do sangue de Jesus. Eu não era corajosa o bastante, e não sentia que merecia isto.

Deus não quer que nós olhemos tudo o que esta de errado conosco ou os pecados do nosso passado; Ele quer que nós olhemos para tudo o que está certo com Ele.Hebreu 12: 2 diz, olhando firmemente (de tudo que distrai) para Jesus, o Autor e Consumador da fé (dando o primeiro incentivo para seus seguidores), o qual suportou a cruz (trazendo maturidade e perfeição), não fazendo caso da ignomínia, e está assentado a destra do trono de Deus. Quanto mais nos focarmos em nossas falhas, mais parece que iremos repeti-las. Seja o que for, continuamos a pensar e falar sobre se tornar maior. É por isso que você e Eu precisamos desviar nossos olhos do que está de errado com nós e os colocar no que está certo com Deus. Deus esta trabalhando todos os dias, nos mudando para sermos cada vez mais e mais parecidos com Jesus. (1) Uma vez que começarmos a magnificar Seu poder e minimizar nossos problemas, iremos descobrir um novo âmbito da vitória e ter uma nova visão de como nos vemos.

Como Você Pensa que Deus o Vê?

A maneira que Deus nos vê e a maneira que pensamos que Deus nos vê pode ser frequentemente duas coisas diferentes. Com gratidão, Deus não retém Seu amor, Ele nos aceita e nos socorre porque falhamos. Ele não está a procura de uma performance perfeita—somente de um coração desejoso que se renda a Ele.

Você e Eu precisamos de uma revelação fresca da salvação de Deus. Uma vez que fomos salvos, Deus nos vê como nova criatura. Segundo Coríntios 5: 17 diz,… Se alguém está [inserido] em Cristo [O Messias] é nova criatura; as coisas antigas [prévia condição moral e espiritual] já passaram. Contemple, o novo e o fresco chegaram! O mesmo sentimento limpo e fresco que experimentamos quando nascemos de novo está disponível para nós todos os dias. Lamentações 3: 22,23 diz que as misericórdias do Senhor não tem fim e que elas se renovam a cada manhã.

O que Você Vê Adiante de Você?

Deus tem um bom plano para cada uma de nossas vidas. Jeremias 29: 11 diz, Eu é que sei que os pensamentos e planos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos e planos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Para vermos essa promessa tornar-se realidade, devemos escolher olhar de longe o passado e procurar ver o que Deus tem para frente.

Isto me lembra o tempo quando Abraão e sua família saíram do Egito . Ambos, Ele e seu sobrinho Ló, tinham um grande número de animais e as terras que eles viviam não seria capaz de sustentar os dois. Num empenho de remover o conflito entre eles, Abraão foi a Ló e ofereceu a ele a primeira opção da terra que estava diante deles. Ló olhou e escolheu a terra do oriente de Campina do Jordão.

O Senhor disse a Abraão depois que Ló partiu, Levante agora os seus olhos e olhe desde onde estás para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda esta terra que vês, eu te darei, a ti e à tua descendência para sempre. Percorra essa terra... porque eu te darei. (Gênesis 13: 14,15,17). Veja que Deus não disse a Abraão para olhar onde ele estava ou o que Ló havia tirado dele. Ele disse para Abraão olhar do lugar onde ele estava e que tudo o que ele poderia ver seria dado a ele e à sua descendência. Então Deus disse, “Acorde”. Em outras palavras, ele disse a Abraão, “Faça um novo começo—mexa-se, caminhe passo a passo, vá adiante”.

Eu creio que o Senhor está dizendo a mesma coisa para você e eu. Ele quer que nós paremos de fitar nossos olhos onde estamos e onde estivemos e comecemos a olhar o que vem pela frente. Nosso Deus é um Deus progressivo— está sempre se movendo. Ele nos diz em Isaias 43: 18,19, Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as coisas antigas. Eis que faço coisa nova!...Deus quer fazer algo novo agora mesmo! As possibilidades são ilimitadas! Não importa o quão jovem, velho, rico, pobre, educado ou não educado nós somos ou mesmo quantas fraquezas temos. Deus pode fazer milagres na nossa bagunça!

Isto Tudo Vem com a Escolha

Fazer um novo começo se inicia assim como escolher consistentemente a fazer o que é certo — ninguém pode fazer isso por nós. Deuteronômio 30: 19 diz,… antes de você propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Toda vez que você e Eu escolhemos confiar na Palavra de Deus e nos apropriar dela, iremos ser abençoados.

Não importa a profundidade do buraco que você está, os braços de Deus não são tão curtos para resgatar você e coloca-lo para fora. Se você cometeu erros, arrependa-se, acerte-se com Deus e prossiga. Todo dia Deus te dá a oportunidade de um novo começo. A única coisa que fica entre você e a vitória é VOCÊ!

Eu encorajo você a começar a se ver do jeito que Deus o vê—como a justiça de Deus em Cristo Jesus. Tire sua mente do passado, e abra seus olhos para o que Deus quer para você hoje. Nele não há fins de  morte—somente lugares para novos começos!

Olhos, a lâmpada do corpo




"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso." Mateus 6:22

Nós somos limitados, mas Deus não é! Ao olharmos para os problemas e dificuldades vemos nossa limitação, mas se nossa visão for baseada na fé, podemos enchergar mais longe! Assim ampliamos nossa capacidade e afastamos toda palavra negativa, pois estaremos seguros nos cuidados de Deus. A forma com que vemos o mundo e todas as suas circunstâncias demonstra de quanta fé e amor está cheio nosso coração. Se vejo apenas pessimismo e incredulidade assim também viverei, mas se vejo esperança, amor e fé assim viverei e verei com muito mais facilidade a glória de Deus em minha vida. Então, como você tem visto as coisas ultimamente? Se sua visão não tem sido boa, clame ao Senhor! Ele pode limpar os seus olhos e te dar visões gloriosas para sua vida!

Oração: Pai querido, abre minha visão espiritual. Que eu possa enchergar a partir de hoje com os olhos da fé. Coloca um colírio nos meus olhos e assim farei com que meus caminhos sejam bons. Perdoa-me pelas palavras negativas e pela murmuração... Eu oro em nome de Jesus. Amém.